Não sei se vocês já reparam, por mais toscas que sejam nossas animações, sempre procuramos ter um grande cuidado com itens que muitas vezes vemos que outros não levam em consideração, sendo logos e tipografia uma dessas coisas. O logotipo é a base e cara do seu trabalho e/ou empresa, independente do setor, por isso criar algo correto e atraente é crucial, e um artigo publicado pela Smashing Magazine mostra o 10 erros mais comuns e como evita-los, então confira e evite ter problemas futuros (clique aqui).
O pessoal da CGSociety colocou um artigo bem interessante sobre os efeitos do filme Terminator Salvation e o mais legal é que contem uns vídeos mostrando as etapas de produção, vale a pena conferir, clique aqui!!!
Já jogou Wii da Nintendo? Se não, qualquer um que jogue fica parecendo uma pipoca de tanto pular, porém sempre pode acontecer uns acidentes com aqueles que se empolgam muito e não tomam a devida precaução, e são esses que o Mundo Canibal acaba de homenagear em seu novo vídeo, os WiiDIOTAS, com narração do filósofo e mestre das narrativas, Treco!!! Então se quer rir muito, clique aqui e confira!
Fizemos uma pequena modificação em uma das falas da animação , recém lançada Maconherichana, na parte do astronauta. Essa era uma ideia que tínhamos inicialmente e acabamos não colocando porque achamos que era mais uma piada interna e ninguém entenderia, porem resolvemos mudar e se você quiser realmente entender o motivo, veja nossa animação (clique aqui) e esse vídeo no Youtube também (clique aqui)
Hoje baixamos e instalamos a versão 2010 do 3D StudioMAX que sinceramente nem sabíamos que já tinha sido lançada até sermos avisados pelo Fernando "3D" da Formula, que nos disse também que o render desta versão está bem mais rápido. De cara o que nos chamou atenção foi a barra Graphite Modeling Tools com muitas funções e atalhos para modelagem. No vídeo abaixo é possível ver um pouco de suas funções e para saber tudo sobre essa nova versão, clique aqui!!!
Quem mexe com edição de efeitos já deve conhecer o Particle Illusion, que facilita e muito a simulação de efeitos, principalmente pirotécnicos, mas a boa noticia é que ele agora terá um plugin para trabalhar direto com o After Effects. Ainda em fase Beta e para conhecer mais e testar, clique aqui.
Apesar de plugins para efeitos existirem aos montes, muitas vezes o resultado esperado só é conseguido com filmagens reais, e é isso que você encontra no site Detonation Films, uma grande váriedade de efeitos filmaldos para uso em suas produções.
O site é bem porco, porém tem várias amostrar grátis e, claro, DVDs completos para venda, mas o preço é bem legal e da pra comprar tranquilo.
Então se essa é sua area de atuação, clique aqui e divirata-se!
Além do competição normal, o Mundo Canibal também foi classificado para o Animamuni Web com a animação do Gambers - Trêis Desejim e mais uma vez viemos pedir a todos uma força votando nela, para isso é muito fácil, basta CLICAR AQUI e votar, além de curtir essa engraçada animação. Então é isso, valeu e juntos vamos garantir mais esse prêmio!!!
Opa! Achamos uma página com muito mais infos do Anime Studio 6, clique aqui para visitar e ver como um sistema de Bones decente funciona, além de muito mais coisas interessantes.
Sinceramente achavamos que o Anime Studio tinha morrido, pois nada mais era feito para ele e ninguém tocava em seu nome, porém hoje recebemos um boletim que nos surpreendeu, o lançamento da versão 6 desse ótimo software de animação. Infelizmente ainda não deu para conferir as novidades, mas lendo as, infelizmente, poucas informações que existem sobre o produto, parece ter muita coisa boa e já presentes no Flash e Toon Boom. Para quem nunca mexeu no Anime Studio, a principal ferramenta dele é sem dúvida o sistema de Bones que deixa no chinelo os outros programas citados acima, além de também importar e manipular objetos 3D e ter um ótimo Help, onde você consegue aprender tudo o que precisa em 3hs tranquilamente. Bem, se está curioso, clique aqui para baixar uma versão Demo e saber tudo sobre o produto.
Para que quer dar um trato das fotos com facilidade de assim deixar com um aspecto mais profissional,clique aquipara baixar o PhotoTools 2 e ter 14 efeitos disponíveis de graça para você!
Depois de um tempo longe dos palcos, Bonequicha está voltando muito doida em Maconhericha, a Boneca Maconheira e Bicha. Confira aqui uma imagem e em breve a animação estará no ar!!!
O uso de GPUs para renderizar cenas em 3d em tempo real é cada vez maior hoje em dia, mas isso ainda se restringe a visualização de objetos durante a modelagem 3d e edição dos elementos em softwares de produção. Apenas quando o produto final era um jogo ou animação interativa usando uma engine independente é que os clientes e usuários finais podiam fazer uso desse tipo de tecnologia. Para fazer com que artistas 3d possa aproveitar de maneira mais efetiva as GPUs, e renderizar animações com velocidade bem superior a que temos hoje algumas empresas estão lançando soluções que usam tecnologias semelhantes as aproveitadas pelas GPUs.
Esse é o caso dos chamados renderizadores em tempo real que estão para ganhar o mercado com o V-Ray RT e FryRender RT. Ambos os softwares são versões modificadas dos renderizadores, para proporcionar ao artista 3d a possibilidade de interagir em tempo real com as suas animações 3D. Quer ver um exemplo? O vídeo abaixo é uma demonstração do que o FryRender RT pode fazer em termos de render em tempo real. Antes de assistir ao vídeo, devo alertar que existe um risco muito grande do vídeo o deixar impressionado.
Isso é uma renderização em tempo real e não uma animação gerada de maneira tradicional, em que é necessário configurar keyframes e esperar pela criação de vários quadros durante alguns minutos, horas e até dias.
Como isso é possível? Segundo a descrição dos próprios desenvolvedores do V-Ray e FryRender o processo funciona da seguinte forma:
O modelo 3d precisa ser criado de maneira tradicional em softwares como o 3ds Max, Maya ou outros.
Depois ele é exportado e pré-computado nos renderizadores em tempo real.
Quando a cena estiver calculada é possível usar um tipo de player, que vai abrir a cena e permitir que o usuário controle a câmera para navegar no cenário.
Essa navegação pode ser exportada em vários quadros, resultando em seqüências de imagens.
Basta usar um editor de vídeo para transformar a seqüência de imagens em arquivos de vídeo.
Essa pré-computação é bem semelhante ao que acontece em renderizadores que usam radiosidade, mas o resultado final é infinitamente superior. No futuro, esse será provavelmente o modelo de renderização adotado pela maioria dos softwares. Para que isso fique ainda mais rápido, é necessário que o desenvolvimento das GPUs continue no mesmo ritmo de hoje.
Qual a placa de vídeo usada para renderizar o exemplo mostrado no vídeo? Segundo as informações disponíveis no web site do FryRender RT foi uma ATI Radeon 4850. Essa é uma excelente placa.
Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br). Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!