quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fazendo a animação Chuq Nóia nas Séries de TV

Por Ricardo Piologo
Depois que lançamos a animação Chuq Nóia nas Séries de TV recebemos muitos e-mails perguntando se tinhamos mudado de programa ou coisa do tipo porque a qualidade melhorou muito, então resolvi fazer este artigo para mostrar que nada mudou e sim continuamos apenas a usar técnicas simples e existentes em qualquer software de animação.
Na verdade será possível ver que é tudo uma questão de usar um pouquinho a cabeça ;-)

Qualidade exibição

A qualidade de exibição realmente mudou simplesmente porque a partir de agora vamos começar a colocar nossos vídeos com qualidade maior/melhor.
Achamos que no momento a maioria das pessoaso já tem uma internet razoável e que conseguem e/ou preferem esperar um pouquinho mais para verem algo com uma qualidade mais bonita.
Porem YouTOBAS são um pouco complicados porque infelizmente geralmente já pegamos os vídeos com qualidade muito ruim.

Efeitos de iluminação

Já publiquei aqui algumas dicas de como "iluminamos" nossas cenas, e continuamos a usar a mesma técnica. (veja aqui os post antigos sobre o assunto)
Aqui usamos o termo "iluminar a cena" mas na verdade simplesmente criamos alguns gráficos preenchidos com Degrades e alterando as transparência/alpha de suas cores (veja detalhadamente isso aqui).
Colocamos estes gráficos em Layers diferentes e com eles transformados em Graphics ou Movie Clips alteramos o Color: ou Blend: em suas propriedades.
Nas imagens abaixo veremos um pouco mais detalhado algumas cenas.

Cena do Alfi

Quando vou começar a editar a animação no Flash, sempre recebo a cena crua, apenas com a pintura feita pelo Rodrigo Piologo.
Seguindo o roteiro e storyboard já tenho em mente o clima que preciso dar a cena.
Neste caso, a idéia era passar um ambiente noturno dentro de uma sala, então apenas uma camada para dar um escurecida em tudo e uma para a luz do abajur resolveram a cena.



Chuqssauro

Aqui queria que o clima fosse de estar dentro de uma caverna e com alguns raios de sol passando por algumas frestas.
A técnica foi a mesma, mas usei Movie Clip para os raios de Sol pois com eles podemos usar o filtro Blend e com isso ter um efeito mais interessante para este caso.
(em nossas animações evitamos o uso de Movie Clips devido a problemas de exportação para vídeo(ficam parados) por isso usamos 99,99% de Graphics).



Jack na ilha de Bost

Continuando a usar mesma técnica, eu precisava também criar sombras para as árvores e para o Jack, então simplesmente criei os Graphics e coloquei um pouco Color: Alpha para deixa-los com um pouco de transparecia.
Como não gosto de usar Movie Clips porque sempre dão pau ao exportar, então quando quero deixar formas simples com os cantos suavizados eu uso Modify - Shape - Soften Fill Edges com a forma selecionado.



Fumaças

Para isso muitos acharam que eu usei algum sistema de partículas via Action Script, que seria realmente possível e poderia ficar até melhor, porem, e depois para exportar isso para vídeo?
Action NÃO É EXPORTADO, então ao invés de chorar, basta botar a cabeça para funcionar e fazer algo que seja ajustável fácilmente.

Neste caso, tudo começa com uma partícula (1).
Depois disso criei dois novos Graphics e animei de forma diferente a partícula se movendo.
Usei linhas Guias para deixar mais fluido o movimento e na imagem 2 e 3 é possível ver todo o percurso porque deixei ativo o Edit Multiple Frames na hora da captura da imagem.

Criando um 4º Graphic(4), joguei vários dos Graphics 2 e 3 lá dentro, mudando um pouco seu tamanho e First: Frame em Properties para que pareçam diferentes e aleatórios.
Criando um 5º Graphic(5) repeti o processo mas jogando vários Graphic 4 e a mesma coisa com o 6º Graphic (6) criado, onde joguei vários do 5º.

Pronto! Está feito!
Basta agora jogar vários na cena e alterando seu Color: com Tint ou Alpha, vão parecer mais diferentes ainda um do outro.

Parece complicado essa coisa de colocar um dentro do outro, mas isso é feito justamente para o caso de, por exemplo, eu resolver mudar a forma ou cor da partícula.
Mudando o 1º Graphic criado, tudo é alterado automaticamente ;-)



Nome Bost

Aqui o Flash não deu jeito e tivemos que usar um software de 3D, no caso o 3D Studio Max, para fazer essa cena pois queríamos dar uma boa profundidade e extrusão na letra.
Mas também não foi nada de outro mundo e algo que qualquer programa de 3D faz facil.


Conclusão

Bem galera, acho que deu para ver que não existe mágica e nem técnicas de outro mundo, basta pensar um pouquinho que geralmente as melhores e mais rápidas soluções estão nas coisas simples ;-)

Qualquer dúvida mande aqui!
Mas dicas em nosso livro (clique aqui)
Até mais

9 comentários:

Anderson Sena disse...

Legal! muito bom esse lance de vocês compartilharem conhecimento com a gente! Estou aprendendo bastante com o livro de vocês também!
Trabalho em uma empresa de jogos aqui em Salvador!Faço toda a parte de concepção dos personagens e cenários, até finalizar com a animações e afins, em Flash(o livro de vocês\fica na minha mesa, para eventuais consultas! hehe).

RodrigoSH disse...

Valeu pelo post, eu estava bem curioso pra saber como era aquele efeito do nome Bost. No post, diz que o Rodrigo já coloriu, se não for pedir muito, queria ver essa transição de storyboard para arte final já pronta; pois estou quase arrebentando minha tablet por causa de num conseguir fazer uma arte legal.
Obrigado Irmãos Piologo e equipe do Mundo Canibal.

Irmãos Piologo disse...

Rodrigo, aqui o Rodrigo Piologo desenha tudo no papel, finaliza com caneta preta, scaneia em Preto e Branco Puro, importa pro Flash e usa o Modify - Bitmap - Trace Bitmap para vetorizar.
Usamos a tablet para pintar.
Desenhar direto nela é gosto do artista e nem por isso mais fácil ;-)

Henrique Lima disse...

Ótimo Post, ainda vou comprar o livro de vcs com certeza, quero muito animar em flash!

Juju disse...

Muito legal !! Vlw pelas dicas!!
Adoro...vcs são muito foda!!
ahusuauhshua

Netto disse...

Realmente esta nova animação ficou com uma qualidade muito boa, e claro tb muito engraçada (a forma que o Chuq Nóia vai embora da ilha é absurda uehueheuhehe!) Parabens por mais um belo trabalho!!!

vcnaosabia disse...

chuuuuuuuuuq nóóóía

Dan Martini disse...

Muito boas as dicas!Simples e muito bem resolvido. Vai me ajudar muito..rsrs
Parabens mais uma vez pra vcs!!
A qualidade ta cada vez melhor!!

Anônimo disse...

FAZ MAIS ANIMAÇÃO DO HITLER

TA MUITO DAORA ELE NOS BONECOS PRECONCEITO E NA ANIMAÇÃO DO BOBY PSICOTICO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!