sexta-feira, 1 de julho de 2011

Making Of de Osama no Fundo do Mar!

Por Ricardo Piologo

Nossa mais nova animação, As Aventuras de Osama no Fundo do Mar já está no ar e como tem muita gente, que como nós, gosta ou trabalha com animação, sabemos que, também como nós, gostam de ver como as coisas são feitas, então nas imagens abaixo mostramos alguns pontos interessantes.

Como sempre, o Rodrigo Piologo desenha tudo a mão e para criar novos personagens, esboça muito antes até chegar ao resultado desejado.



Depois de desenhar a lápis, finaliza com caneta preta, digitaliza, importa pro bom e velho Flash (ele ainda prefere usar o MX por achar mais rápido) onde é vetorizado automaticamente.
Com isso ele pode pintar a vontade.

Com tudo pronto, ele me passa onde começo criar os Graphics animados e colocar vários e simples efeitos de luz e sombra, tudo feito apenas usando pintura com Gradient e Alpha, como pode ser visto AQUI num post onde detalhei mais sobre o assunto.

Na imagem abaixo é possível ver um comparativo da cena como chegou a mim e como ficou e assim vemos também o tempo gasto para deixa-lá como ficou vale, e muito, a pena!




Fazer a boca falante do quadro do Monstro Jackson no Flash seria algo muito trabalhoso por não ter ferramentas especificas para isso, então usamos o Sony Vegas 10 Pro, que também é o programa onde colocamos efeitos sonoros, músicas e damos saída final em nossas animações.

Nele fica fácil criar um mascará sobre a filmagem do Rodrigo e, como ele movimenta boca, movimentar/animar os pontos da máscara criando Keyframes semelhantes ao Flash.


Bem, acho que, mais uma vez, deu para ver fazer animação é bem legal mas não tão simples quanto muitos pensam e se quiser aprender tudo sobre o Flash, não deixe de comprar NOSSO LIVRO rsssss.

9 comentários:

Dirceuss disse...

Olá Irmãos Piologo! Gosto muito das animações de vocês e estou querendo entrar para o "ramo" da animação! Os vídeos de vocês servem de inspiração para o meu futuro trabalho! Logicamente será muito diferente da suas produções pois estou interessado em trabalhar com o flash para os estudantes de matemática. Sou professor da rede pública de ensino e percebo o interesse dos alunos nos vídeos do seu site! Gostaria de algum dia ter vídeos em flash com a qualidade e beleza que os vídeos de vocês possui! Agradeço desde já pelas animações do site (que acompanho desde a BONEQUIIIIIIIXA). Um abraço!

elisandro disse...

muito bom vcs sao feras msm no quesito desenho e animaçao em flash, e faze animaçoes toscas e ingraçadas, muito bom parabens continue produzindo muito desse "lixo" de qualidade hehehehe!

Lionel disse...

Sensacional irmãos Piologo. Além de muito engraçados são feras em animação. Sinto falta de mais lançamentos seus em DVD. Até hj assisto os extras e aprendi muito lendo seus livros. Além de fã sou muito grato. Nunca parem heim.

Darlão disse...

Nossa irmãos Piologo...adorei este post. Dá pra ver que vocês tem experiência que vem de familia mesmo...um abraço para o pai de vocês!

Vinícius Ramos disse...

Muito legal! Vocês deveriam fazer um post desses sempre! para nos que fazemos as animações e estamos começando é muito legal ver o trabalho de vocês!!
Gostaria de saber, Ricardo, como que você coloca esses efeitos nos desenhos, é tudo pelo flash? o que você usa nessas 'texturas' de fundo? muito legal mesmo!!
Eu já mandei um e-mail perguntando, mas continuo com dificuldades, então gostaria de saber com que tamanho vcs fazem suas animações e que configurações vocês usam para exportar do Flash para um formato de vídeo... também gostaria de saber se para exportar eu preciso mudar a quantidade de frames/segundo da animação...

É esse comentári está longo, mas uma ultima coisa: Porque o Rodrigo prefere o flash MX? eu comprei o livro de vocês que ensina a usar o MX, mas atualmente tenho o CS5 e ainda comprarei o novo livro, mas independente, qual dos dois programas vale mais a pena para vocês que animam, e porque?

Desculpe por esse comentário gigantesco, e muito obrigado (se vc tiver lido até aki né sahashashash)...
Grande abraço!

Irmãos Piologo disse...

Vinicius, vamos tentar sempre colocar post assim e vamos as suas duvidas:
-Os "efeitos" são todos no Flash e como no outro post que linkei nesse, sao apenas Gradients práticamente.
-A textura é um MOVIE Clip com uma imagem de textura de pedra dentro, depois coloco o Movie Clip num layer acima do que quero aplicar a textura e, clicando no Movie Clipe, em Properties escolho uma das opções em Display - Bleding, nesse caso foi o Overley.
-Usamos 436x240 e depois exportamos com 872x480, como é vetor, nao tem perda de qualidade.
-Nao pode-se mudar os frames por segundo se não vai zuar tudo.
-O Rodrigo usao MX pq acha a resposta mais rápida do programa em relação a pintura e realmente é.
-Eu estou usando o Cs5, porem mesmo com um computador TOP o CS5 sofre com nossas animações por serem longas e complexas e vou voltar a usar o CS3 que pra mim sempre foi o ideal, afinal o Cs5 tem bones LIXO e 3D em Movie Clip que pra nós não adianta muito.

Irmãos Piologo disse...

Valeu Dirceuss e boa sorte ai!

Vinícius Ramos disse...

Muito Obrigado! :D é muito bom poder contar com a ajude de vocês!! são os únicos que dão uma mão para nós que estamos começando :D
Ainda tem como mandar as animações para vocês colocarem nos Piores vídeos do Mundo??
Um grande abraço! :D

ڶo Ϙueiroz disse...

Ola! Sou leiga no assunto de animação,mas acompanho o trabalho de vcs, claro, já finalizado! Adorei saber como tudo funciona.

Abraços! E parabéns pelos esforços, vcs são 10!


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!