sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fazendo a Animacao Tomelirolla no Templo do Pastor Metralhadora - parte 1

Por Ricardo Piologo

Muita gente acha que demoramos muito para lançar novas animações e isso não deixa de ser uma verdade, porém o que muita gente não imagina, é o trabalhão que da para elas serem feitas.
Uma animação nossa pode demorar até mais de um mês para ser finalizada e algo curioso em cima disso, é que foi justamente pelo motivo dessa demora natural em produção de desenhos animados que resolvemos criar os vídeos do YouTOBA , para termos algo novo e divertido para a galera ver neste tempo que ficamos em produção, uma vez que os vídeos são bem mais rápidos de serem produzidos.

O fato de ultimamente estarmos viajando muito para realizar palestras e cursos por todo o Brasil, também acaba influenciando no atraso da produção, porém nao fiquem tristes por dois motivos:
O primeiro é que temos mais 3 animações prontas para serem finalizadas e o segundo é que mesmo com o sucesso do YouTOBA( que nós mesmos não esperávamos que seria tão grande) nós temos a intenção de NUNCA PARAR DE FAZER ANIMAÇÕES pois é algo que amamos.

Mas vamos agora ao assunto principal deste post.
Como já postei em outras ocasiões, vou mostrar aqui um pouco do trabalho realizado para finalizar apenas uma cena da nossa nova Animacao Tomelirolla no Templo do Pastor Metralhadora e mostrar mais uma vez que para fazer algo bonito e bem feito você não precisa de equipamentos caros e programas "mágicos", apenas bom senso e criatividade ;-)

A primeira coisa que pode-se ver na imagem abaixo (esquerda ) são os desenhos que Rodrigo Piologo fez (sempre tudo a mão, no papel, finalizado com caneta preta, scaneado e vetorizado no Flash usando o comando Trace Bitmap) e pintou ( também no Flash).
Este foi o arquivo que recebi juntamente com o storyboard e uma definição dele do que a cena deveria representar: " Essa cena tem que ser épica, pois é o ponto máximo da animação."
O resultado foi a imagem da direita que quando mostrei ao Rodrigo ( que viajava quando eu estava trabalhando nela) disse que superou o que ele tinha em mente e eu fiquei muito feliz de escutar ( credo, que coisa de gay escrever isso rsssssss).




Realmente foi uma transformação e tanto e abaixo todos os layers necessários.


A primeira vista pode até parecer complicado, mas como pode ser visto na sequencia abaixo, não usei nada de mais, apenas gráficos simples e com pintura Gradiente , coisa que qualquer programa faz, e é aqui que a parte do bom senso e/ou um pouco de experiência com cores e estudos entra, pois tem muita gente que adora usar gradiente, mas acaba usando de forma exagerada ou sem motivo.
Então sempre perca um tempinho pesquisando imagens com a iluminação que você pretende usar no seus trabalhos e tenho certeza que o resultado ficará muiiiiito melhor.

Um ponto que realmente fez diferença no resultado final e muita gente nem sabe que é possível ser feito no Flash (assim também como na maioria dos programas semelhantes) foi o fato de eu ter aplicado uma imagem com Blend: Overlay em praticamente toda a cena, misturando assim as cores e dando uma aparencia diferenciada e muito mais interessante.


Bem galera, é isso!
Espero ter dados novas dicas para a galera do ramo e vou postar também em breve alguns detalhes usados na cena do Meteoro de Chessus.
Até mais ;-)

11 comentários:

Ana Langham disse...

Pow legal1 parece ser mesmo trabalhoso,mas no fim dá um otimo resultado! Adoro as animações do Mundo Canibal,só acho que deveriam investir mais no Pastor Metralhadora,porq vai dar sucesso1 beijos e Parabéns!

Lionel disse...

É isso ai grandes Piologos, que bom saber que não vão abandonar as animações mesmo com o crescente sucesso dos vídeos. Ahh e estou aguardando um novo livro heim...

Henrique disse...

Olhaê, Piologos: Literalmente "Chessuis"! http://9gag.com/gag/783639

Anônimo disse...

que programa vcs usam pra fazer os desenhos animados??

Anônimo disse...

Opa! Muito legal o "making of"! ADORO o trabalho de vocês! Mas ficou uma pergunta que não quer calar... Se vocês usam uma "caneta preta" pra finalizar o desenho, que caneta é esta? Caneta BIC é que não é! KKKKK! Já tentei usar uma caneta nanquim, mas, a ponta é de metal! Rasga minhas folhas de A4, e entope a ponta com "micro-pelos" da folha.

Tem dica boa "pra nóis"?

Irmãos Piologo disse...

Anônimo, a caneta é uma de ponta porosa, vamos numa papelaria testamos uma legal e pronto! Coisa comum mesmo, nem sabemos a marca rsss

Guilherme disse...

vcs podiam criar um ringtone do pastor metralhadora
ATENDE CHESSUSS, ATENDE CHESSUSSSS!!!!!! TÁ TÁ TÁ TÁÁÁÁÁÁ!!!!

Anônimo disse...

Galera, sou muito fã de vocês, de verdade. Não como garotas adolescentes com pôsteres e foto de vocês no Desktop, mas como um cara pobre que adora desenhos desde criança, eu devia gostar de arquitetura e já ser rico, mas enfim!

Estou me amarrando em ver como fazem trabalhos grandes usando coisas simples, isso é demais! Pô, não tem nada de gay em ficar feliz ao ver o irmão dizer que gostou do trampo uhahuahuahuahu

Tenho o sonho de conhecer os estúdios e a Fábrica de Quadrinhos, poutz, até agora só conheci um professor que quase deu aula aos Piologos de Toon Boom, hahahaha

Espero que notem esse meu comentário, e me respondam... Como faço para mostrar meus trabalhos à Fábrica? Já pensou estagiar lá um dia. rs

Sucesso galera, tenho acompanhado o site, tá fazendo sucesso pra caralho. Parabéns !

Unknown disse...

Tomelirolla é o gordo mais tarado que eu já vi

Unknown disse...

Tem que comprar um papel de uma grama maior. Papel de 180g é o indicado pra caneta Nanquim. O A4 comum é muito fino, não absorve a tinta direito e rasga fácil.

Unknown disse...

Tem que comprar um papel de uma grama maior. Papel de 180g é o indicado pra caneta Nanquim. O A4 comum é muito fino, não absorve a tinta direito e rasga fácil.


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!