quarta-feira, 18 de março de 2009

Mundando Cores automaticamente no Flash!!!

A edição de mês nº 19 da Revista Computer Arts tem como tema principal animação e foi graças a ela que descobrimos uma função no Flash que achávamos não existir: a mudança automática de uma cor em todo o arquivo do Flash ou parte dele.
Não sei quanto a vocês, mas não conhecíamos isso e o que nos deixa putos da vida é fato da função sempre existir e, talvez, por falta de tempo ou por não ser algo tão intuitivo, nós sempre acharmos que era algo que o Flash não tinha.
Ela fica em Edit>Find and Replace e basta em For: escolher Color e então a cor que será substituída e a que substituirá.
Parece uma função sem muita importância mas imagine que você animou um personagem todo com uma camiseta verde e o cliente manda mudar para azul, com essa função, um simples clique resolve tudo.
A função é boa mas poderia ser melhor, como é no Toon Boom.
Nele pode-se dar nome a cor e com isso evitar um problema que pode acontecer no Flash.
Novamente imagine que o seu personagem tem bermuda e camiseta verde, porém o cliente quer apenas que você mude a cor da camiseta, usando a função do Flash, seria alterado os dois, já no Toon Boom não, pois mesmo sendo ambos o mesmo verde, você poderia dar o nome da cor de VerdeCamiseta eVerdeBermuda, e mudar apenas a desejada.
De qualquer forma já é algo que ajuda bem em alguns trabalhos no Flash e é por isso que é sempre bom ler e ficar por dentro de tudo que rola em relação ao software e animação, com certeza SEMPRE SE TEM ALGO A APRENDER!!!
Ah! E não deixem de comprar a Computer Arts desse mês hein!!!

2 comentários:

Anderson Omori disse...

cacete de agulha!

muito bom isso.. eu sempre apertava ctrl + f sem querer e abria essa janela, mas nunca tive curiosidade de saber o que era.

é, vivendo e aprendendo.

João Junio disse...

Mamoru eu também sempre apertava ctrl + f e abria essa janela, nem sabia pra que...Abri um documento do Flash e fiz isso...deu certo...


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!