sexta-feira, 1 de maio de 2009

Câmera Virtual do Flash

Em nosso novo Livro, escrevemos que o Flash não possui uma câmera virtual como o Toon Boom e Anime Studio e alguns leitores disseram que estamos enganados, então vamos esclarecer bem esse assunto.
Realmente, já a muito tempo, o pessoal desenvolveu a VCam para o Flash, justamente para simular um câmera vurtial e funciona maravilhosamente bem, porém É UM MOVIE CLIP, e quem leu nosso livro sabe que não usamos Movie Clips (apenas Graphics) devido aos problemas de exportação e muito mais facilidade de ver tudo em tempo real com Graphics.
Para entender o que falamos, clique aqui para baixar a VCam, anime algo e tente exportar para AVI ou sequencia de imagem.
Por funcionar usando programação (Action Script), a VCam não funcionará.
O único formato que chega a funcionar é MOV, mas temos sempre problemas em exportar nossas animações em resolução alta nesse formato*, por isso preferimos usar sequencia de imagens, então definitivamente não serve para nós.
É por esse motivo que não citamos isso no livro e dificilmente falamos dela.
Ela é muito boa para arquivos finais em SWF, então caso queira usar, use mesmo sem dó, mas se seu objetivo, assim como o nosso, é publicar sua animação nos mais diversos formatos e mídia, cuidado!!!

(*acreditamos que o problema seja devido a hoje nossas animações terem se tornado muito complexas, animações simples não apresentam problemas),

Um comentário:

Nicholas disse...

Olha, acesso o site de voces desde fim de 2003 eu gostava muito das suas aniamções antigas
mas creio que voês abandonaram
Ex. Osama bin laden eoo bushit, pefegos

quand estiver bolando alguma animação pelo menos coloquem uma particiapação deles,

abraço um fã de voces, sempre gostei do trabalho de você.. e to pensando em abrir um site com animações (sem fins lucrativos) so por diversão mesmo.

abraço , bom trabalho pra vocês


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!