quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fazendo a Avaiana de Pau Edição Especial

Acabamos de lançar a Edição Especial da Avaiana de Pau e aqui vamos explicar o porque deste lançamento, os motivos e onde as alterações foram realizadas.

A Avaiana de Pau é um símbolo do site e este foi o principal motivo de resolvermos dar um "trato" nela, aproveitando seu aniversário de 5 anos e estar muito próxima da marca de 15 milhões de exibições.

Você deve estar se perguntando: “Já que é tão boa, mudar por que?”

O que mais nos incomodava era saber que apesar de muito querida, seu humor estava defasado perto das animações atuais e isso era facilmente notado quando a exibíamos nos eventos e palestras que realizamos por todo o Brasil.
Depois da galera ter visto vários vídeos atuais, sempre alguém queria ver a clássica Avaiana de Pau e a reação do publico era boa, mas não tanto, então tínhamos razão no que pensávamos.

Além disso, como ela é a maior propaganda do Mundo Canibal, tecnicamente deixava muito a desejar e era importantíssimo termos um material realmente bem feito.

A diferença visual e técnica é algo que acontece normalmente em toda série de desenhos animados, afinal depois de vários anos fazendo a mesma coisa, é natural adquirir um maior conhecimento tanto de técnicas de animação como do software usado.

Vamos agora ver em detalhes as principais mudanças, que apesar de simples resultam num material muito melhor.

Logo

Para deixar o logo mais “moderninho”, aplicamos um degrade sutil nas letras e essa é a maneira que aconselhamos ao usar degrades, tente usa-lo sempre de forma que não chame atenção.


Formato de tela

Hoje como todos os nossos trabalhos são feitos no formato WIDE, o formato dos novos monitores e TVs de LCD/Plasma/LED, queríamos atualizar a Avaina de Pau também nesse quesito.

Além de já ter ficado claro que esse é o formato que vai substituir o dos atuais televisores, esse pequeno aumento trás possibilidades maiores e mais interessantes de se trabalhar.

Como nosso objetivo não era desenhar nada novo, tivemos que dar uma esticadinha aqui e outra ali apenas nos cenários, pois não poderíamos fazer isso nos personagens para não deixa-los deformados, com isso tivemos que reposicionar muita coisa.


Visual

A parte de vídeo grafia era muito fraca, simples, então resolvemos mudar tudo, deixando tudo mais bonito e com um aspecto mais profissional.


Nos desenhos, como já foi dito, não queríamos mexer, mas na edição resolvemos aplicar simples efeitos de luz e sombra que dão uma enorme diferença no resultado final.


Animação

A mudança mais complicada foi mudar a taxa de quadros por segundo de 12 para 30.

Quando começamos com o Mundo Canibal, isso em 1995, optamos por usar 12fps para exigir menos processamento dos computadores, na época muito menos potentes, isso resolvia mais deixava todos os movimentos mais truncados.

Mudar para 30fps deixa todos os movimentos mais fluidos, porem tudo o que foi feito ficou acelerado, então tivemos que reeditar todo conteúdo da animação.

Já que teríamos que mudar, aproveitamos para também para deixar tudo mais animado e muito personagens que praticamente não se mexiam, agora estão bem mais movimentados.


Vozes

Como hoje temos um equipamento muito melhor para gravação, refizemos todas as vozes com o cuidado de deixa-las bem parecidas só que mais expressivas, resultando numa qualidade áudio muito superior a original.

Músicas e Efeitos de Áudio

É possível aplicar vozes e todos os efeitos de áudio diretamente no Flash, como fizemos originalmente, porem hoje preferimos fazer isso num editor de vídeo (Sony Vegas Pro) por ser muito mais prático, rápido e possuir inúmeros efeitos, quando necessário.


Música Final

Uma coisa que não poderíamos mexer era na música final, se não seriamos com certeza crucificados, então como um bônus, resolvemos adicionar também uma versão no “ingrêis” Mundo Canibal e fazer um clipezinho, o resultado, ao nosso ver, ficou bem legal.

Filmamos essa gravação e logo vamos publicar para vocês verem.


No final...fomos xingados

Bem, no final de tudo, colocamos a animação no ar e como já esperávamos, fomos e estamos sendo xingados por não colocar algo novo.

Na verdade isso era algo que faríamos de qualquer forma para nós e resolvemos colocar no site e compartilhar com a galera, porem o pessoal continua achando que animação é algo simples de ser feito e exigem coisas novas diariamente.

O que o pessoal parece não ver é que acabamos de lançar uma nova do Cotoco e criamos alguns conteúdos novos como Wiidiotas e Game Novela para podermos conseguir pelo menos publicar algo semanal, porém parece que nunca é o suficiente.

Infelizmente aqui somos 3 para cuidar não só de animação mas de todo o Mundo Canibal, então fazer o que fazemos já era para ser considerado um milagre, mas bola para frente, estamos acostumados e da mesma forma que muitos xingam, tem uma enorme galera dando uma força, então valeu e esperamos que gostem da nova Avaiana de Pau.

25 comentários:

Rafael Silveira disse...

^^
O Pessoal ta descascando o Eucalipto la com vocês mano...
na minha opinião, vocês so fizeram ajustes, e a avaiana de Pau, foi o video usado como teste.
Isso deveria ser mais bem esclarecido. Pessoas ignorantes, custam a compreender!

Grande abraço, e parabens pelo trabalho de vocês!

Irmãos Piologo disse...

Não liga não Rafael, isso é assim mesmo, o importante é que fizemos mais uma coisa que tinhamos vontade e quanto mais se cresce, mais fica dificil agradar a todos.
T+

X_X disse...

nossa quanta trabalheira....sim to puto de raiva o pessoal ta falando merda e ainda tem uns nub que falam "a charge ta ruim">..pqp viu...é animação o que o mundo canibal faz animaçãoooooo...eu curto pra caramba o trabalho e prestei atenção em cada modificação, e a música no final foi D+...parabéns mundo canibal se superando a cada dia..eu faço faculdade de design de animação na anhembi e sei como é dificil...parabéns

Unknown disse...

Ola, Piologos.Tudo beleza?!
aproveitando qua ja estava indo dormir.( estou esrevendo esta mensagem as tres da manha XD)resolvi passar no site do MC e fui conferir a edição especial do Avaiana de pau...Realmente, ficou muito bom visualmente..Seria interessante pegar os que reclamam das animações que vivem demorando e tal pra tentar fazer uma..
Pra ver o trabalho que se tem pra fazer. No mais mando um abraço a todos do site e bastante sucesso de vocês.

Luís Henrique das Neves Hansen disse...

Concordo com o cara ai de cima. Eu também faço animações e já ouvi vídeo, desenho animado (esses ainda aguentamos), mas CHARGE! Tem um site que publica CHARGES todo o dia, mas a tecnica é diferente! Eles usam tablet, muuuuuuuuuuuito mais rápido e prático. Porém, o MC tem seu estilo, um estilo único e incrível. Gostei muito da nova "Avaiana de Pau". Como alguém pode não ter gostado?!?!

Irmãos Piologo disse...

Valeu galera e é isso que achamos, quem sabe como é feito acha tudo fácil, mas faz parte de não ligamos não.
Até mais

Unknown disse...

Bom,pessoal eu só queria entender o difere da qualidade da animação dos "Gambers" das animações normais do mundo canibal, porque se percebe claramente que a dos "Gambers" tem muito mais qualidade..

Irmãos Piologo disse...

Ótima pergunta e ótima observação!
O Gambers é feito pelo Anderson Omori, um animador que segue a linha de animação mais clássica e muito mais movimentada, ele realmente é fera!!!!
Tb existe no caso do Gambers um pos produção feita em After FX com filtros e tudo mais.
O ruim de tudo isso é que se demora muiiito mais para uma nova animação muito mais curta que a nossa ser lançada,mas como o Gambers não é prioridade do Mundo Canibal, não nos importamos com a demora e ele pode trabalhar tranquilamente, sem contar que faz outros serviços para a Fábrica de Quadrinhos Estudio também.

Marcos D. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos D. disse...

Eu vi hoje ambas as animações (a antiga e a nova :P) e realmente a nova ficou MUUUIIITO melhor!
O áudio melhorou, a animação completa melhorou!
Porém só tem um probleminha, o AVAIANA! Ele deveria ter continuado como laranja e em 2D mesmo sem o novo efeito, que se parece mais com a Havaiana a que todos (pelo menos uma grande maioria) conhece e usa!
Mais ficou muito bom, parabéns pelo trabalho!

josimar-machaddo disse...

Olá tudo blz sem duvida avaina de pau á uma animação muito boa, e ainda agora "remasterizada" digamos. Eh perceptivel que foi totalmente melhorada, pena que ainda exitam pessoas ignorantes. Mas ficou muito bom mesmo.
E aproposito vcs utilizam o adobe flash ou swishmax para suas animações?
Vlw abraços e até breve!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Irmãos Piologo disse...

Josimar, usamos apenas o FLASH e vc pode ver todos os detalhes no nosso livro: http://www.piologo.com.br/flashanimado/index.html

Matheus disse...

Conheço um monte de gente que visita o Mundo Canibal e muitos fãs de animações admiram o trabalho de vocês mas nunca comentam!

Até os que acham os roteitos exagerados, reconhecem os desenhos, os movimentos, os sons e etc...

Acontece que:
SO A PIRALHADA COMENTA LÁ!
Todos os comentarios das animação são de muleques tontos... so postam "hauahuahua + palavrão qualquer".
Nunca vão ler nada que preste de la, hehe.

Parabens pelas animas, qualidade 10.

Lionel disse...

Concordo com os comentários, quem trabalha com animação não denigre seu trabalho, muito pelo contrário, prestigia e admira pois não é fácil fazer o que vcs fazem todo mês com tão poucos colaboradores. Não liguem para o que a galera que comenta lá diz, pois seu público são os jovens e o que eles querem mesmo é zoar tudo...a maturidade vem com o tempo e a de vcs já foi conquistada...continuem assim galera.
A proposito continuem recomendando a leitura do seu livro, só assim pra esse povo entender todo o trabalho que vcs fazem.

Unknown disse...

Meu esses q ficam enchendo o saco, merecem uma visita do Chuk Nóia, e se bobear do Tomelirola!!!!!kkkkkk!!!só pra eles ficar esperto!!!!vocês já são heróis por se destacarem em um pais, que não valoriza nem reconhece seus grandes artistas parabéns!!!!
Vocês poderiam fazer uma animação zuando essa galera que enche o saco, seria intressante!!!!

Abraço!!

Unknown disse...

É caras! outro dia fui tentar arrumar minha primeira anime.... ridícula.. bom todas minhas são pq nao sou proficional mas tipo olhei pra ela e fechei o Flash essa parada de refazer oq já foi feito mesmo se for pra arrumar algo da muita preguiça pq oq me move a terminar uma anime é o desejo de ver ela pronta e rir sozinho hehehee então uma anime igual a q vcs arrumaram eu nem me imagino fazendo isso!!
Parabéns a todos.

Unknown disse...

Cara, só tenho um comentário: vocês são os melhores profissionais que atuam com animação no Brasil atualmente.

Ponto final, quem faz críticas improdutivas ou tem inveja ou é um perdido na vida mesmo.

Unknown disse...

Ola Piologos!!!
Parabéns, curti muito a nova versão da Avaiana de Pau, o trabalho de vocês é ralmente imprecionante, e visivelmente vcs evoluiram muito desde a criação do site, basta dar uma olhada rapida nas animações mais antigas para ver como o nivel não só das animações e desenhos mais tmbem o das histórias e humor evoluiram.

Sou fã do trabalho de vcs, e qnto ao pessoal q reclamou por vcs não terem colocado nada de novo na Avaiana, com ceteza se trata de uma galera q não tem nenhum senso crítico, q só entra no site pra reclamar e se aparecer; certamente se vcs tivessem feito uma nova avaiana eles reclamariam do msmo jeito dizendo q vcs tiram o humor classico da avaiana de pau.
Por isso não se deixem abater por comentarios negativos, vcs são feras!!!

bccxrs disse...

Deu pra ver q a da Avaiana de Pau edição especial ficou muito melhor, principalmente no final, com a música em inglês. Mas o pessoal insiste em falar mal de tudo e todos, como se nada servisse. E parece que virou mania em enviar isso a quase todos os vídeos:

1- Pense em alguem que voce goste
2- Ponha a mao no coraçao
3- Fale 2 vezes o mesmo nome
4- Mande isso pra mais 2 videos
5- Amanha essa pessoa vai fala que gosta de vc

E em vez de mandarem críticas construtivas, fazem o contrário, xingam, xingam e xingam. Mas em minha opinião, continuem assim, q como outras pessoas escreveram antes, são crianças sem senso crítico que postam seus comentários.

abraço!

Plinio disse...

o pessoal critica demais e naum valoriza o trabalho dos outros, eu to começando a mexer com o flash agora, e posso afirmar, vcs fazem até demais, ceis fazem milagre mesmo, igual "aquele tal de jesus"... parabens e que se fod&¨%$ as críticas...abraço...

Unknown disse...

Parabéns. :D
Ótimo trabalho.
Acompanho as video novelas q são muito boas.
Wiidiotas mt bom tbm .

Cotoco tbm eh mt bom.
:D

Boa semana.

Unknown disse...

irmãos piologo eu queria sabere como eu posso registrar minha naimação flash por favor me respondam proucurei no google e naum achei vou e deixar meu E-Mail Aki:Mikaelqueiroz@hotmail.com pro favoeer me ajude

Unknown disse...

kis dizer patentear para quando eu postar os videos noyoutube nimguem roubar a ideia

marlon disse...

óóóóóó havaiana de wod. hahahaha ficou massa esse final muito melhor q a anterior parabéns.


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!