quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Efeitos adicionais na Animação!

Em nossa nova animação Aí Para Aeromoça - Empregada de Avião, temos um momento em que rola uma grande turbulência e para representar isso, simulamos a câmera tremer, desenhamos o vento e papéis sendo sugados.

Só com isso a cena já tinha ficado bem legal, porem resolvemos aplicar um efeito adicional de desfocagem e isso é muito mais fácil de ser feito fora do Flash (programa que usamos para editar a animação).

Como muitos já sabem, aqui desenhamos tudo a mão e depois de scanear tudo, pintamos e editamos no Flash.
As vozes também são importadas e aplicadas no Flash.
Com tudo pronto, exportamos a animação como seqüencia de imagens (JPG com 100% de qualidade) e o áudio separado em WAV (qualidade máxima).
No editor de vídeos Sony Vegas, importamos e unimos as imagens e áudio e é neste programa que preferimos colocar os efeitos sonoros e músicas.
Usamos um editor de vídeo para essa tarefa por ser bem mais prático do que fazer direto no Flash e por ter muitos mais recursos para tal.

O editor de vídeo também nos dá a possibilidade de aplicar alguns efeitos inexistentes ou que são chatos de se conseguir no Flash e, neste caso, a desfocagem que citamos no começo.

Para isso, selecionamos a parte do vídeo que queremos aplicar o efeito, copiamos para uma trilha acima e aplicamos o efeito (no Sony Vegas, Na triha selecinada Event Fx e neste caso usamos o Radial Blur).


Isso é necessário pois caso contrário seria aplicado em todo vídeo/animação, porem temos um problema: o efeito está pegando em tudo e fica praticamente impossível de ver a cara do Chuq Nóia, então como resolver?

Fácil! No trecho onde aplicamos o efeito, criamos uma máscara (Event Pan/Crop) onde queremos que o efeito não pegue e ajustamos Mode: para Negative.
Também ajustamos Feather type: para Both e Feather (%): 20 para suavizar entre onde pegará o efeito ou não.
O resultado da imagem sem e com máscara pode ser visto na imagem abaixo.

Logicamente o que fizemos aqui é algo extremamente simples mas mostra as infinitas possibilidades de unir máscaras e efeitos.

Particularmente não gostamos de abusar de efeitos pois podem estragar mais do que ajudar, então uma dica: efeitos são legais, mas quando bem usados, então resistam a tentação :-D

Este exemplo, apesar de simples, serve também para mostrar um pouco de como fazemos as coisas por aqui e apesar de usarmos o Sony Vegas, essas ferramentas se encontram de forma similar nos principais editores de vídeo do mercado.

Até a próxima dica.

Ah!!! E fazendo este post, acabamos de descobrir que muito em breve será lançado o Sony Vegas 10, confira as novidades AQUI!

7 comentários:

Luichemax disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luichemax disse...

uma exêlente dica rapaziada!!^^

agradeço,pois estou juntando uns equipamentos para começar a fazer animações também....
Mas o trabalho e o tempo não me dão muita opções...mas enfim,só pelo fato de saber isso,já me poupa uma busca futuramente,pra algo caindo,ou algo de camera em primeira pessoa em velocidade...etc.
Valeu mesmo!!!^^
visitem meu blog quando tiverem tempo!
http://luichemax.blogspot.com/

wendryl disse...

mto bom cara uma excelente dica pra kem ker por esses efeitos em animações

wendryl disse...

mto bom cara uma excelente dica pra kem ker colocar este efeito em alguma animação

wendryl disse...

mto bom cara uma excelente dica pra kem ker colocar este efeito numa animação

Estevão Jafett disse...

Pessoal do mundo canibal, tenho um video de 1:21 min. que vocês podem colocar no partoba 6.
Tenho certeza que vão aproveitar pelo o menos uns 3 deles.
Caso estejam afim de ver entra em contato comigo.

estevaojafett@hotmail.com

iFunnY disse...

Legal cara ,tva qrendo v isso porq qro mexer cm animações tbm ,Nossa equipe vai fzer um site d comédia foi de grande ajuda obrigado!
Ai meu site dê uma olhada ai cmo ta ficando !
http://ifunnyoficial.webnode.com


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!