Bones/Armature
Sem dúvida essa era a ferramenta mais aguardada pela galera.
Com certeza vai fazer a alegria de muito animador e principalmente dos preguiçosos, pois agora eles acham que poderão desenhar bem menos.
A idéia básica do uso de Bones, como o nome diz, é desenhar seu personagem e depois usando a ferramenta Bones (Tecla X) criar um esqueleto do mesmo, bastando agora mover seus Bones para que a malha acompanhe.
Bem, se comparado ao Bones do Anime Studio, o do Flash pode ser chamado de Lixo.
Sabemos que temos que dar um desconto, afinal é primeira versão da ferramenta no Flash e com certeza nas próximas eles podem e DEVEM melhorar muito, mas como já existia a ferramenta no concorrente, eles sabiam muito bem o que tinham de fazer.
O maior problema é que se seu desenho for só um pouco detalhado, pouco mesmo, ele já não deixa atribuir e você terá de tirar muita qualidade do mesmo ou quebra-lo em várias partes.
Na figura abaixo podemos ver um exemplo do que estamos falando.
O Robô 800.000 é um personagem que consideramos super simples, até mesmo sua pintura, porem não pudemos aplicar o Bones nele como um todo e sim, como foi dito, separar cada parte.
O Anime Studio faria isso sem nem pensar.
Bones aplicados apenas no braço do personagem
Você pode aplicar Bones em Shapes e Movie Clips.
Aplicar em Shapes é bem mais interessante como pode ser visto também na figura acima, ele deforma o desenho de uma forma bem legal e fluida.
Para aplicar
Ele copiará seu desenho para um novo Layer com nome de Armature e com a ferramenta Bind Tool (Tecla Z) você poderá fazer ajustes indicando que pontos devem ser afetados por determinado Bone.
Faça isso clicando e arrastando para selecionar os pontos, depois clique sobre os pontos selecionados (em vermelho) e arraste para o Bone que quer atribuir.
Esse é outro ponto que no Anime Studio achamos muito mais prático e com mais funções.
Usando a ferramenta Bind Tool para atribuir pontos a determinado Bone
Ao clicar em alguma das juntas dos Bones, você poderá definir na janela Properties limitações para rotações, evitando assim que faça movimentos indesejáveis como dobrar um cotovelo para o lado inverso.
Configurando as juntas de rotação
Aplicar Bones
A aplicação é semelhante ao Shape, mas primeiro você deve separar e transformar cada pedaço
Aplicando Bones
Bem, de modo geral a inclusão do Bones no Flash vai ajudar em muita coisa, pois pelo menos agora podemos “linkar” um objeto ao outro e arrastando um, todos irão seguir (algo muito útil).
O ruim é que até para algo simples assim ele joga tudo num layer e compromete a movimentação com Motion Tween individual.
Outra coisa é que ele usa o novo sistema de Motion Tween o que é péssimo pois evita o uso de Swap.
Com certeza os Bones ajudaram muito também na criação de conteúdos interativos para Internet, mas o que com certeza não vai ajudar, é ter de parar de desenhar.
Animações de qualidade são feitas desenhando, e muito.
O Bones serve para muiiiiiita coisa, mas nunca você conseguira, por exemplo, fazer a mão de um personagem de frente virar de lado usando apenas Bones, isto é, terá de desenhar!!!
Em relação à não ser tão bom quanto ao do Anime Studio ou Toon Boom, sabemos que muita gente vai ler tudo o que escrevemos e vai até nos xingar, mas a questão é que, feliz ou infelizmente temos com o que comparar e como esperamos tanto tempo para ver algo do tipo no Flash, realmente acaba sendo um pouco decepcionante, mas como dissemos, aguardamos que nas próximas versões a Adobe veja essas limitações e as deixem show de bola.
Um comentário:
Opa, Eu senti a mesma frustação q vcs falaram nesse post. Quando vi as novidades achei todas lindas de inicio. Mas começando a usar vai batendo aquele sensação de q frustação. No geral entre o único ponto realmente forte do CS4 para o CS3 é a adção do eixo Z. Essa realmente ajudou a animadores, desenvolvedores e tudo o mais
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