Rotação e Movimentação no Eixo Z
Essa sem dúvida foi uma grande adição ao Flash.
A possibilidade girar (Tecla W) e mover (Tecla G) Movie Clips no eixo Z ajuda imensamente na animação de uma cena como um todo ou de elementos da mesma, dando uma real perspectiva e profundidade.
Na Figura abaixo vemos um exemplo de um cenário sendo visto de um lado e depois girando para o outro.
O uso da ferramenta não tem segredo, é clicar e girar/mover.
Você pode também fazer ajustes finos na Janela Properties – 3D Position And View, com a possibilidade de definir também qual a angular da “câmera” será usada (figura abaixo).
O único contra da ferramenta é só funcionar com Movie Clips, mas não chega ser um problemão no caso de cenários que geralmente possuem vários itens estáticos.
Mover/Girar no eixo Z é algo bem legal que foi adicionado ao Flash, mas seria ainda melhor se tivéssemos a possibilidade de aplicar isso ao Layer todo ou ter uma câmera virtual, itens presentes há muito tempo no Toon Boom e Anime Studio.
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