terça-feira, 14 de abril de 2009

Flash CS4 por "nozes", os Piologos - Parte 1 de 5

Quando estávamos com o nosso novo livro praticamente terminado, a Adobe lança a nova e tão esperada versão do Flash, a CS4, com isso pensamos até em colocar um capítulo extra onde mostraríamos as principais mudanças e novidades desta nova versão, porém, já com tudo digitado, fomos muito bem orientados pelo revisor Edgar B. Damiani a não fazer isso.

O motivo era acabar mudando o foco do livro, que não é simplesmente ensinar as ferramentas do Flash e sim os princípios fundamentais para se criar uma boa animação e apresentar o Flash como uma ótima ferramenta para dar vida a suas idéias.

Também poderia parecer que estávamos vendendo um produto enganoso, isto é, muitos poderiam achar que tudo seria feito usando o CS4, o que não acontece.

Dessa forma, abandonamos o capítulo e com isso vamos publicar em partes aqui no blog o que realmente achamos dessa nova versão e algumas dicas de como usar certas ferramentas, então vamos lá, começando com nossa primeira impressão do produto.

Para Animadores

Depois de várias versões focando suas alterações na área de programação e criação de websites, a versão CS4 do Flash resolveu lembrar de um de seus propósitos iniciais: criar animações para internet.

Foram adicionadas boas ferramentas, mas temos que confessar que esperávamos mais, porem se daqui para frente nos animadores sempre continuarmos a ser lembrados, esse foi um passo importante para que a Adobe continue e elevar o nível do Flash como software de animação, não só para internet e sim de forma geral.

Interface

Ao abrir o Flash CS4 fica nítido o objetivo da Adobe de deixar seu pacote de aplicativos CS4 com a mesma aparência, facilitando assim o uso e migração de um software para o outro.

O bom da nova interface é a possibilidade de encaixar e distribuir melhor as janelas/abas, porem é incrível como arrumam umas coisas e estragam outras.

Tudo sem encaixa, mas as antigas Toolbars Main e Controlller simplesmente não encaixam em nada (pelo menos não conseguimos) sendo necessário deixa-las “flutuando” por ai.

Sabemos que isso não mata ninguém, mas que é irritante é.


Nova interface do Flash CS4 e barras Main e Controles “Flutuando”

Outra coisa irritante são mudanças de tecla de atalho.
Também sabemos que isso é fácil de resolver, mas mudar logo o Zoom?
Agora a Tecla Z ativa o ajuste de Bones e a pergunta é, será que vamos usar mais isso do que o Zoom?

Bom, deixa pra lá.

Bem, ficamos por aqui e no próximo post, o que achamos do “maravilhoso” Bones/Armature.

Nenhum comentário:


Olá Galera! Este é o blog dos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo que junto com Rogério Vilela, são os criadores do site Mundo Canibal (www.mundocanibal.com.br).
Esperamos que gostem e não deixem de nos visitar!!!